In Bolos, Pães e Bolachas

Sempre gostei de pão de queijo, era um daqueles mimos que a minha mãe sempre fazia quando era criança, fez parte da minha infância. Tentei fazer inúmeras vezes na opção sem queijo mas sempre ficavam duros ou então sem gosto nenhum.

Esta foi a versão aprovada, pois os pães ficam muito saborosos. Também adicionámos o resíduo do nosso suco verde feito na slow juicer que costumamos beber todas as manhãs. Hoje usámos cenoura, mas também pode ser com beterraba e até com couve. Eles ficaram maravilhosos e foram todos devorados numa questão de minutos.

Estes pães de queijo vegano são uma ótima opção para aquele lanchinho da tarde, para piqueniques ou para levar na mochila das crianças. ​

Para quem não sabe, o povilho de mandioca é o amido da mandioca, uma raíz muito cultivada no Brasil. Há o polvilho doce e o azedo. O doce é simplesmente o amido, já o povilho azedo é feito a partir de uma fermentação e secagem solar, tem um cheiro forte (tal como tudo o que é fermentado) e é mais nutritivo do que o povilho doce. Com o polvilho doce se faz a tapioca e crepes, e com o povilho azedo os pães de queijo. Hoje escolhemos fazer o pão de queijo na versão vegan.

Vamos aprender?

Pão de "queijo" vegano
Print
Ingredientes
  1. 2 batatas doce (ou batata baroa)
  2. 1/2 (80g) chávena de povilho azedo
  3. 3/4 (80g) chávena de povilho doce
  4. 4 colheres de sopa de azeite
  5. 1 colher de chá de café de sal
  6. Oregãos, Açafrão (opcional)
  7. Resíduo da cenoura ou 1 cenoura pequena ralada (opcional)
Modo de fazer
  1. 1. Coza as batatas e reduza a puré.
  2. 2. Em uma tigela misture o povilho azedo, o povilho doce e o sal. Depois adicione o azeite até formar algo parecido com farofa. Adicione o resíduo da cenoura se usar, e as especiarias.
  3. 3. Adicione o puré de batata e misture bem.
  4. 3. Forme bolas pequenas, coloque a massa em uma assadeira e deixe repousar durante 30 minutos.
  5. 4. Levar ao forno pré-aquecido a 180º por 30 minutos, ou até que fique dourados.
  6. 5. Sirva ainda quentes!
Instructions
  1. * Pode congelar para assar mais tarde.
Flor do Cacto http://www.flordocacto.com/
 

Esperamos que tenham gostado.

Deixem os vossos comentários.

Até Breve!

 

Brenda Ponce
Mãe e esposa. Adora estar em sintonia com a natureza e com os animais. Aspira trazer essa sintonia para dentro da cozinha.
Recommended Posts

Leave a Comment