In Pratos Principais

Para a receita de hoje escolhemos como ingrediente principal o feijão! O feijão pertence à família das leguminosas e é rico em diversos nutrientes, tais como, proteínas, ferro, cálcio, carboidratos, vitaminas (principalmente as do complexo B) e fibras. 

Feijão azuki, carioca, mungo, fradinho, feijão verde, preto ou vermelho. Existem vários tipos de feijão, e na culinária típica brasileira temos diversos pratos com ele sendo quase o protagonista: Feijoada, Baião de dois (mistura de arroz e feijão), Feijão verde, Feijão tropeiro, são alguns deles. 

Mas hoje deixamos uma sugestão um pouco diferente. Ela é bem saudável, fácil, rápida e deliciosa: pastéis de feijão.

Usei o feijão carioca, que você encontra em qualquer mercado ou super mercado, mas também pode ser feito com outro tipo qualquer de feijão, tal como o feijão azuki.

Para cozinhar o feijão é importante deixar de molho da noite para o dia. Ao demolhar estamos a imitar o processo que acontece na natureza, iniciando a germinação, pois só desta forma as enzimas começam por serem produzidas. As proteínas, os minerais, e as vitaminas ficam assim bio-disponíveis e são mais fáceis de serem assimiladas pelo nosso organismo. Além de melhorar a digestão, melhora a absorção de vitaminas e proteínas e diminui o processo de cozedura (bastante!). A Vânia do blog Made by choice fala-nos um pouco mais detalhadamente da importância de demolhar os grãos e as leguminosas, um hábito perdido talvez no início dos enlatados. Dá uma olhada lá 🙂 

Conversa de lado, vamos aprender a receita? 

 

Pastéis de Feijão
Serves 8
Print
Prep Time
5 min
Cook Time
10 min
Total Time
15 min
Prep Time
5 min
Cook Time
10 min
Total Time
15 min
Ingredients
  1. 2 xícaras/chávenas de feijão cozido
  2. 1 cebola cortada em cubos
  3. 4 colheres de sopa de farinha de mandioca
  4. 2 dentes de alho amassados
  5. Paprika, cominhos, pimenta preta, sal qb
  6. Azeite
Instructions
  1. Em um processador/liquidificador bata o feijão, a paprika, os cominhos, a pimenta preta e o sal até virar uma pasta. Ajuste os temperos caso seja necessário.
  2. Em uma panela refogue a cebola e o dente de alho com um fio de azeite até dourar. Acrescente o feijão batido.
  3. Acrescente aos poucos a farinha de mandioca, sem parar de mexer até começar a grudar o fundo da panela. Se a massa estiver muito húmida acrescente mais farinha. Retire do fogo e deixe esfriar.
  4. Molde a massa em 8 pastéis.
  5. Em uma frigideira aqueça o azeite em lume médio-alto e doure os pastéis durante 3-4 minutos, com cuidado vire os pastéis e doure o outro lado. Continue até fritar todos os pastéis.
  6. Sirva quente ou frio, também pode acompanhar com uma salada arco-íris.
Flor do Cacto https://www.flordocacto.com/

 

Esperamos que tenham gostado.
Deixem os vossos comentários.
Até breve! 

Brenda Ponce
Mãe e esposa. Adora estar em sintonia com a natureza e com os animais. Aspira trazer essa sintonia para dentro da cozinha.
Recommended Posts

Leave a Comment