In Para Barrar, Entradas e Molhos
img_20160827_201215
Esta semana o elemento chave na nossa cozinha foi o grão de bico. Para quem não conhece, o grão de bico é da família das leguminosas. É rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B, sendo um ótimo substituto para quem está a deixar de comer carne. Além disso, devido à grande quantidade de celulose contida na casca, o grão-de-bico estimula o bom funcionamento dos intestinos. 
 
Cada 100g de grão contém 6g de fibras, sendo nas sua maioria fibras solúveis, ajudando de uma forma bastante eficaz o nosso organismo a eliminar açúcares, gorduras e o mau colesterol. Vários estudos referem a importância desta leguminosa na prevenção de doenças cardiovasculares, assim como no tratamento de vários tipos de anemia.
O grão também contém uma generosa quantidade de cálcio, ferro e magnésio, minerais que desempenham funções importantes no nosso organismo.
É indispensável numa dieta alimentar equilibrada.
O grão-de-bico também possui uma grande quantidade de triptofano, utilizado para produzir serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão a sensação de bem-estar, satisfação e confiança.
Húmus, em hebraico quer dizer “grão-de-bico”, é um prato típico da culinária israelense feito à base de grão de bico cozido, triturado e temperado. É uma das comidas mais antigas do mundo. Pode ser servido com pão pita ou legumes crus (como cenoura, pepinos..). A receita original leva tahine (pasta de sesámo/gergelim), que apesar de ser indispensável na receita original, pode ser feita sem. 
 
Vamos aprender?
 
Humús de Grão de Bico
Serves 4
Print
Prep Time
3 min
Cook Time
5 min
Total Time
8 min
Prep Time
3 min
Cook Time
5 min
Total Time
8 min
Ingredients
  1. 200g de grão de bico cozido
  2. 2 colheres sopa de tahine
  3. 2 colheres sopa de azeite
  4. 1 dente de alho
  5. Sumo de meio limão
  6. Cominhos, pimenta, paprikra, sal q.b
  7. 2 a 3 colheres de sopa da água do cozimento do grão
Instructions
  1. Triturar todos os ingredientes no processador ou liquidificador. Se a húmus fica muito grossa, ir acrescentando aos poucos a água do cozimento do grão, até obter um pasta cremosa.
  2. Servir com legumes crus.
  3. Enjoy!
Flor do Cacto http://www.flordocacto.com/
 14285708_10153861759343240_1098443854_o

 

Esperamos que tenham gostado.
Deixem os vossos comentários.
Até Breve! 

Brenda Ponce
Mãe e esposa. Adora estar em sintonia com a natureza e com os animais. Aspira trazer essa sintonia para dentro da cozinha.
Recommended Posts

Leave a Comment